SER Cristão! Eis a QUESTÃO


Nesta postagem gostaria de abordar alguns fatores que nos definem como verdadeiros cristãos. Será que você sabe o que é ser um cristão?
A palavra cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; 26:28 e 1 Pedro 4:16). Os primeiros seguidores de Jesus foram chamados de cristãos porque haviam se dedicado a viver da mesma maneira que o CRISTO, o ungido de Deus, salvador da humanidade e que eles criam ser Jesus de Nazaré. Estes mesmos seguidores também foram denominados: “os do Caminho” (Atos 9.2), “irmãos”(Atos 15.1,23 e I Coríntios 7.12), “discípulos” (Atos 9.26 e 11.29), “crentes” (Atos 5.14), “santos” (Romanos 8.29 e 15.25) e “seita dos nazarenos” (Atos 24.5). Mas o título que permaneceu na história foi o de cristão, herdando o nome de Cristo.
Acredito que um pouco da problemática em nossa compreensão começa até mesmo nas questões gramaticais, pois CRISTÃO, enquanto substantivo refere-se aquele que segue os preceitos do cristianismo. Logo, é alguém pautado nos ensinos e na proposta messiânica que por sua vez esta alicerçada na Bíblia Sagrada e em nada mais. Infelizmente, com o tempo a palavra “Cristão”, enquanto adjetivo tem definido uma série de coisas de pouco valor e nada relacionadas as Escrituras. Se perdeu uma grande parte de seu significado e no dia a dia tem sido utilizada para descrever uma pessoa religiosa, ao invés de se referir a alguém que seja um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo. Muitas pessoas que não acreditam em Jesus Cristo como Messias, como Deus manifesto em carne que pagou com a própria vida o preço pela salvação dos que crêem, tem se intitulado cristãos. Tem gente achando que simplesmente ir à igreja, servir aos menos afortunados que você, ou mesmo ser uma boa pessoa os torna Cristãos. Porém, entenda: “Ir à igreja não faz de você um Cristão mais do que ir a um hospital faz de você um médico.” Ser um membro de um culto que se diz cristão, fazer boas obras regularmente e nem mesmo trabalhar nas atividades de uma igreja não podem fazer de alguém um Cristão.
Ser Cristão é ter uma vida pautada no Evangelho Bíblico de Jesus Cristo. Então, se você é um verdadeiro Cristão, você é alguém que colocou a sua fé e confiança na pessoa de Jesus Cristo e que crê no fato de que Ele morreu na cruz por nossos pecados e que ao terceiro dia ressuscitou dos mortos vencendo a morte para dar vida eterna a todos os que Nele creem. João 1:12 nos diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” Um verdadeiro Cristão é um filho de Deus (não mais uma criatura!), é alguém que recebeu vida nova em Cristo. É abraçar um conjunto de fatores onde entregamos nossa vida nas mãos de Deus para que Ele nos molde, apare nossos espinhos e sare o que for necessário. Enfim, aprendamos que não seremos vistos por DEUS como cristãos de qualquer maneira, mas sim, por seguir o que Ele próprio nos indicou na sua Palavra.
“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”. (Isaías 48:17)

Procure a cada dia conhecer ao Senhor Jesus e buscar qual é a vontade dEle em sua vida! “Achegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós”. (Tiago 4:8)

Comentários

Postagens mais visitadas