Pular para o conteúdo principal

SER Cristão! Eis a QUESTÃO


Nesta postagem gostaria de abordar alguns fatores que nos definem como verdadeiros cristãos. Será que você sabe o que é ser um cristão?
A palavra cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; 26:28 e 1 Pedro 4:16). Os primeiros seguidores de Jesus foram chamados de cristãos porque haviam se dedicado a viver da mesma maneira que o CRISTO, o ungido de Deus, salvador da humanidade e que eles criam ser Jesus de Nazaré. Estes mesmos seguidores também foram denominados: “os do Caminho” (Atos 9.2), “irmãos”(Atos 15.1,23 e I Coríntios 7.12), “discípulos” (Atos 9.26 e 11.29), “crentes” (Atos 5.14), “santos” (Romanos 8.29 e 15.25) e “seita dos nazarenos” (Atos 24.5). Mas o título que permaneceu na história foi o de cristão, herdando o nome de Cristo.
Acredito que um pouco da problemática em nossa compreensão começa até mesmo nas questões gramaticais, pois CRISTÃO, enquanto substantivo refere-se aquele que segue os preceitos do cristianismo. Logo, é alguém pautado nos ensinos e na proposta messiânica que por sua vez esta alicerçada na Bíblia Sagrada e em nada mais. Infelizmente, com o tempo a palavra “Cristão”, enquanto adjetivo tem definido uma série de coisas de pouco valor e nada relacionadas as Escrituras. Se perdeu uma grande parte de seu significado e no dia a dia tem sido utilizada para descrever uma pessoa religiosa, ao invés de se referir a alguém que seja um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo. Muitas pessoas que não acreditam em Jesus Cristo como Messias, como Deus manifesto em carne que pagou com a própria vida o preço pela salvação dos que crêem, tem se intitulado cristãos. Tem gente achando que simplesmente ir à igreja, servir aos menos afortunados que você, ou mesmo ser uma boa pessoa os torna Cristãos. Porém, entenda: “Ir à igreja não faz de você um Cristão mais do que ir a um hospital faz de você um médico.” Ser um membro de um culto que se diz cristão, fazer boas obras regularmente e nem mesmo trabalhar nas atividades de uma igreja não podem fazer de alguém um Cristão.
Ser Cristão é ter uma vida pautada no Evangelho Bíblico de Jesus Cristo. Então, se você é um verdadeiro Cristão, você é alguém que colocou a sua fé e confiança na pessoa de Jesus Cristo e que crê no fato de que Ele morreu na cruz por nossos pecados e que ao terceiro dia ressuscitou dos mortos vencendo a morte para dar vida eterna a todos os que Nele creem. João 1:12 nos diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” Um verdadeiro Cristão é um filho de Deus (não mais uma criatura!), é alguém que recebeu vida nova em Cristo. É abraçar um conjunto de fatores onde entregamos nossa vida nas mãos de Deus para que Ele nos molde, apare nossos espinhos e sare o que for necessário. Enfim, aprendamos que não seremos vistos por DEUS como cristãos de qualquer maneira, mas sim, por seguir o que Ele próprio nos indicou na sua Palavra.
“Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”. (Isaías 48:17)

Procure a cada dia conhecer ao Senhor Jesus e buscar qual é a vontade dEle em sua vida! “Achegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós”. (Tiago 4:8)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Crente: “Morar junto”, sem se casar, é pecado?

Bem, para responder a esta pergunta, de cara gostaria de dizer que não sou muito de ficar apontando para isso ou para aquilo e dizendo se é pecado, ou não. Afinal, pecado significa errar o alvo, que por sua vez representa a pessoa de JESUS CRISTO. Logo, tudo que fazemos que nos afasta dEle é pecado. Certo? Mas, a pergunta acima tem sido recorrente entre vários jovens e por isso optei por este texto. Vamos entender uma coisa, “morar junto” não é o mesmo que estar casado, assim como “ficar” não é namorar e namorar anos sem compromisso não é “noivar”.  Outra coisa é que esse papo de “morar junto” nada mais é do que um jeitinho de se ter relações sexuais, dentro do socialmente correto. Que fique claro que seguir a Cristo é uma coisa simples, mas que sempre envolve decisões difíceis. Entenda isso como a “porta estreita” da qual Jesus nos alertou. Sexo antes do casamento é FORNICAÇÃO! Não entendeu? Eu explico: “Fornicação é o ato ou efeito de fornicar. Ter relações sexuais por puro pr

O Dono do Prego

Um velho pastor do Haiti falou da necessidade de compromisso com Cristo assim. Ele contou a história de um homem que queria vender sua casa por $2,000. Outro homem queria muito comprar aquela casa. Mas, porque ele era pobre ele não conseguia pagar o preço do dono. Depois de muita negociação o dono da casa concordou em vender a casa pela metade do preço. Ele só tinha uma ressalva: ele continuaria como dono de um pequeno prego cravado na parede em cima da porta da casa. Depois de alguns anos, o dono original queria comprar sua casa de volta. Mas, o novo dono não concordava em vender. Então, o dono original saiu pela estrada, achou o cadáver de um cachorro e o pendurou na parede pelo prego que lhe pertencia. Em pouco tempo, a casa ficou insuportável, e a família foi obrigada a vender a casa de volta ao dono original. A conclusão do pastor Haitiano foi o seguinte: “Se nós deixamos o Diabo com apenas um pequeno prego nas nossas vidas, ele voltará e pendurará seu podre lixo lá, deix

PERMISSÃO ou VONTADE DE DEUS?

Tenho ouvido MUITA gente falando, aos quatro cantos, que se isso ou se aquilo aconteceu foi por PERMISSÃO de Deus. Como se isso fosse uma justificativa, que validasse o fato dando um ar de aprovação do Todo Poderoso. E confesso que isso tem me irritado MUITO, muito mesmo! Então, resolvi escrever este texto para explicar algumas coisas e também para desabafar um pouco, ok? Em primeiro lugar quero deixar claro que TUDO o que acontece nesse mundo tem a Permissão de Deus, mas nem tudo é da vontade de Deus. Pois é, talvez você já saiba disso, ou tenha ignorado este fato até agora, mas essa é a realidade. Deus é soberano, onipotente, onisciente e onipresente. Nada lhe escapa ou foge ao seu controle. A questão é que ELE nos deu o LIVRE ARBÍTRIO. Somos livres para fazermos nossas escolhas, MAS somos escravos das consequências.  Recentemente, tivemos eleições para vários cargos políticos e uns ganharam e outros perderam (óbvio!), mas alguns dos que ganharam, assim como vários de