Pular para o conteúdo principal

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)



Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas.
O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação.
A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (Lc15,3-7) e a do Filho pródigo (Lc 15,11-32), uma vez que ela está no meio destas duas. Vale ressaltar que ela é relatada unicamente no evangelho segundo Lucas.
Na parábola da Ovelha perdida Jesus a propõe com a intenção de mostrar que Deus se preocupa com qualquer ovelha que se perde do seu rebanho, na parábola  do filho pródigo, o pai fica ansioso e feliz pela volta do seu filho mais novo que volta arrependido. Sendo Deus apresentado como um pai amoroso e que se alegra com a volta dos filhos que dele se afastam. Na parábola da Dracma perdida é a moeda que se perde. Deus é comparado com a mulher que se preocupa em procurar o que se perdeu dando grande valor e importância a ela.
Percebemos a busca de Deus pelos que dele se afastam. Se na da Ovelha perdida é a alegria de Deus por encontrar uma ovelha que se perdeu, na do filho pródigo a alegria e a festa por um filho que se arrepende e retorna. Na da Dracma perdida é a alegria por reencontrar o valoroso que havia se perdido.
Conseguimos aprender que quando alguém peca se afasta de Deus, é como se se escondesse de Deus. Algo que fizeram Adão e Eva quando desobedeceram a Deus em Genesis 3:8. Veja também como Deus vai novamente conquistar seu povo que dele se tinha afastado em Oséias 2:14, quando Deus atrai seu povo para si, o leva ao deserto e lhe fala ao coração.
A parábola deixa claro o amor de Deus pelo pecador e a obra de resgate e conversão dos perdidos.

Esta parábola nos ensina que existe um Deus vivo empenhado no resgate dos seus, um Deus que enxerga os lugares inacessíveis, um Deus que põe luz nas trevas e que com incomparável amor constrange o pecador a arrepender-se. É o amor do Cristo vivo e ressuscitado que salva, que busca diligentemente e diariamente o perdido.


Comentários

  1. então o que Deus diz sobre a águia está errado,vc é que sabe a verdade,muito bom,servo,muito humilde você,bom dia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AINDA HÁ TEMPO...

“ Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece ” (Tiago 4:14) Dia desses vi a postagem de uma pessoa muito querida que fazia elogios a uma determinada religião. Confesso que em meu íntimo lamentei, pois ela já ouviu falar do Evangelho de Cristo, não somente por mim, mas até mesmo por outras pessoas. Mas, infelizmente, assim como MUITAS pessoas, insiste e persiste em seguir caminhos que não levam a lugar algum.  Acho interessante quando alguns argumentam que Deus é AMOR e que por isso, TODOS serão salvos, que ninguém será condenado, que não importa o que façamos neste mundo ainda haverá uma nova oportunidade. E, por vezes, me dizem: Eu NÃO ACHO que a bíblia esteja certa! Eu acredito em Jesus do MEU JEITO! Minha religião faz com que EU ME SINTA muito bem!” E por aí vai... As vezes argumento, outras vezes sorrio e ignoro, mudo de assunto. Porém, fico triste e lamento. Eu, hoje acredi

Voce aceito por Deus

Ele promete não jogar você fora Algumas pessoas pensam que elas têm de acertar, corrigir a vida delas antes de confiarem em Deus. Elas acham que precisam se fazer dignas da amizade de Jesus. Esta é uma mentira que serve muito bem aos propósitos de satanás. O problema é que ninguém nunca vai ser digno do que Deus oferece para as pessoas. Esta é uma parte da verdade de Deus que, talvez seja difícil de engolir. E, se satanás consegue manter as pessoas acreditando que elas têm de, de alguma maneira, ganhar o favor de Deus e que isso é mesmo possível, ele consegue impedi-las de chegarem ao Reino de Deus. A verdade é que Deus não pede que alguém seja digno dEle. Se você vem até Ele – sem desculpas, sem tentar se justificar, apenas colocando completa confiança nEle (como se colocasse todo o seu peso numa cadeira) – Jesus promete não jogar você fora. Ele aceita você porque Ele ama você, não porque você ganhou a amizade dEle. Texto extraído de “A Bíblia Sagrada na Linguagem de Hoje, baseado em