Pular para o conteúdo principal

A VERDADE sobre o RENOVO DA ÁGUIA


    Há uma ILUSTRAÇÃO muito conhecida, principalmente no meio evangélico, que afirma que a águia, depois de uma certa idade, se isola no alto de uma montanha e lá, após arrancar todas as suas penas e quebrar seu bico, ela rejuvenesce e ressurge com mais força!

    Pois é, de tempos em tempos vejo esse texto nas redes sociais, em sermões, ou mesmo em palestras motivacionais que nos ensinam que devemos fazer como as águias que, depois viver 40 anos, se recolhem na solidão, mas depois renascem revigoradas e prontas para mais uma etapa da vida.     O fato é que apesar de ser uma ÓTIMA ilustração, NÃO É verdade. Ou seja, não deve ser absorvida como um fato cientifico, mas sim como um ensino poético, filosófico.
    A fim, não de frustrar ou decepcionar ninguém, mas no intuito de trazer informações e a verdade é que narro a seguir alguns dos fatos que devem ser considerados.

Quantos anos vive uma águia?
Uma águia, independente de sua espécie, vive cerca de 30 anos, em média.

As águias arrancam as próprias penas?
Não, águias não arrancam suas penas. A maioria das aves, troca as suas penas gradativamente ao longo de sua vida e essa troca se dá uma vez por ano, entre a primavera e o verão.

As águias quebram seus bicos?
Não. O bico cresce constantemente e a águia o apara naturalmente, enquanto come as suas presas.

A perda de penas e quebra de unhas e bico pode até acontecer com algum animal que esteja em cativeiro ou que sofra uma enorme estresse. Porém, não se tem qualquer registro de nenhum animal que em seu habitat natural se mutile.

E como surgiu essa história? 
Essa ilustração tem versões conhecidas em português, inglês e francês. E alguns sites admitem que sua inspiração possa ser bíblica, em referência ao Salmo 103, versículos 3, 4 e 5, que diz:
… Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades;
… quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia…

Ou ao Livro de Jó, capitulo 39, versículo 27:
Ou se remonta a águia ao teu mandado, e põe no alto o seu ninho?

Admite-se também a possibilidade de ter se inspirado na mitologia egípcia, com a famosa história da Fênix, uma ave muito parecida com a águia, que depois de morrer consumida por seu próprio fogo renasce das cinzas, para reiniciar o ciclo de nascimento e morte. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas. O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação. A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (Lc15,3-7) e a d

VIVA O MILAGRE

Um mineiro de carvão se converteu. Seus amigos acharam graça. Ficaram tirando onda com ele. Antes ele bebia muito e tinha o pavio muito curto, e agora seus colegas de trabalho não acreditavam em sua conversão. - "Ò Carlos, você acredita que Jesus transformou água em vinho naquela festa?" perguntaram. - Carlos respondeu."Sim, creio! E agora eu vejo ELE na minha casa transformando a cachaça que eu bebia em comida na mesa. E do mesmo modo que naquela festa da bíblia depois do milagre de Jesus a alegria voltou a minha vida." Quer saber qual a maior prova de milagres? A transformação na vida dos homens e mulheres que um dia aceitaram a este Deus de amor e que hoje vivem vidas novas, transformados. Quer saber por que eu acredito nos milagres de Jesus? Pelos milagres que ELE fez na minha vida. Não vi Jesus virar água em vinho. Não vi ele tornar cinco pães num banquete para cinco mil. Mas, eu vi ele tornar um homem violento, revoltado, e vingativo numa

DEVOCIONAL - DIA #79 - PREÇO DE SANGUE

  "⁠Queres saber o teu valor? Olhe para a cruz. Tu vales um Deus crucificado" Agostinho de Hipona Você se sente sem valor? Distante de Deus e indigno de Seu amor? É verdade que por nossos méritos, nada valemos. Porém, mesmo que você tenha feito muitas coisas erradas, Deus ainda te valoriza! Sendo seu criador, Ele conhece profundamente seu valor. E apesar de ficar triste por seu pecado te afastar dEle. O Senhor não avalia o quanto você vale de acordo com o que você faz, seus sucessos, sua inteligência, sua aparência. Deus te valoriza por você ser a obra preciosa de suas mãos. A Sua própria imagem Ele nos fez. Você não é um acidente. Você não é um erro. Deus formou você com precisão e muito amor. Antes mesmo de existir, você já fazia parte dos planos do Altíssimo. E ainda que em sua ignorância você tenha se afastado dEle, saiba que por amor a nós, Jesus, seu filho amado deu sua vida na cruz, de modo que todo aquele que crer possa ser reconciliado e ter vida nos braços do Pai. N