Pular para o conteúdo principal

Ciência ou Religião: Uma Breve Reflexão!


O Presente texto trata-se de uma breve reflexão que apresentei a um amigo. Certa vez, este meu amigo, declarou que a ciência é uma alternativa mais viável e propícia ao bem da humanidade que a religião. Confesso que me causou uma certa angústia, pois também sou contra a religiosidade que aponta para rituais e superstições confusas que insinuam um atalho seguro a pessoa do Deus criador. Biblicamente entendo que o homem não alcança a Deus por seus méritos. Se somos salvos é tão somente por recebermos de boa mente e coração sincero a Graça de Jesus. Um favor imerecido que assegura aquele que o recebe: o perdão, a presença do próprio Deus em nós e a salvação. Outrossim, quando alguém aponta a ciência como alternativa a isso, bem tenho de dizer que ela não tem nada a oferecer para a edificação da alma, da promoção da vida em sua plenitude e muito menos para o bem da humanidade, haja visto os enlaces e detalhes capitalistas inerentes a produção cientifica. 

Dita essas coisas tenho de lhe confessar que nesse momento meu coração esta alegre,pois ainda que esse meu amigo talvez duvide, mas o Espírito Santo me traz a mente o conforto de sua semelhança com a história do apóstolo Paulo, ou seja alguém prudente, lógico e zeloso pelas coisas que crê. Este outrora conhecido como Saulo de Tarso via o Cristianismo emergente como algo nocivo e perigoso a sociedade da época. Não era alguém que andava a procura de Deus,muito pelo contrário já se imaginava sob as bênçãos do Pai, então um dia: “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos dos Apóstolos 9:3-4) Deste momento em diante ele nunca mais foi o mesmo e apesar de todas as tendências mostrarem o contrário tornou-se o mais atuante, evangelisticamente falando, de todos os apóstolos do Senhor. Algum tempo depois ele próprio iria afirmar: “Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo” (Filipenses 3:5-7) Ou seja, tudo aquilo que antes ele considerava de grande valor e importância veio a se tornar vazio e sem propósito. Em outras palavras, a conversão de Paulo aponta para o paradoxo sobrenatural do verdadeiro cristianismo. Quem quer a vida perde-la-á, pois o caminho que liberta da escravidão aponta para a necessidade do servir. Para que o Filho de Deus viva é necessário que a criatura humana pereça. “Jesus disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3)
                                                                                                                                    Ney Bellas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas. O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação. A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (Lc15,3-7) e a d

AINDA HÁ TEMPO...

“ Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece ” (Tiago 4:14) Dia desses vi a postagem de uma pessoa muito querida que fazia elogios a uma determinada religião. Confesso que em meu íntimo lamentei, pois ela já ouviu falar do Evangelho de Cristo, não somente por mim, mas até mesmo por outras pessoas. Mas, infelizmente, assim como MUITAS pessoas, insiste e persiste em seguir caminhos que não levam a lugar algum.  Acho interessante quando alguns argumentam que Deus é AMOR e que por isso, TODOS serão salvos, que ninguém será condenado, que não importa o que façamos neste mundo ainda haverá uma nova oportunidade. E, por vezes, me dizem: Eu NÃO ACHO que a bíblia esteja certa! Eu acredito em Jesus do MEU JEITO! Minha religião faz com que EU ME SINTA muito bem!” E por aí vai... As vezes argumento, outras vezes sorrio e ignoro, mudo de assunto. Porém, fico triste e lamento. Eu, hoje acredi

DEVOCIONAL - DIA #53 - ARREPENDA-SE!

  "⁠É impossível alguém se arrepender de fato sem ter uma profunda decepção consigo mesmo" A. W. Tozer De nada adianta pedir "desculpas" a Deus. Ele não tem interesse no seu remorso. Por outro lado, Ele não rejeita um coração contrito, sinceramente arrependido que clama por perdão e forças para não pecar mais. Na jornada pessoal da santificação o homem carece de fé, desejo e esforço. Fé em Jesus Cristo, desejo de avançar para o alvo que é o próprio Deus e esforço para permanecer no caminho e não voltar atrás. Aos que derem frutos de arrependimento está garantida a coroa da vida eterna e a morada no reino dos céus. Se no seu coração arde o desejo de seguir o Senhor Jesus, agarre-se a Ele, alimente-se de sua palavra e não resista a mudança que Ele há de operar na sua vida. Pr Ney Bellas Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento". Lucas 5:31-32