Pular para o conteúdo principal

A Formiga


Outro dia, vi uma formiga que carregava uma folha enorme. Ela era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o seu tamanho. A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a carregava sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo também cair a formiga. foram muitos os tropeços, mas nem por isso a vi desanimar de sua tarefa. Eu a observava e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco (Devia ser a porta de sua casa!). Foi quando pensei: "Até que enfim ela terminou seu empreendimento". Depois notei que na verdade havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então entrar sozinha.
Foi aí que disse a mim mesma: "Coitada, tanto sacrifício para nada". Lembrei-me ainda do ditado popular: "Nadou, nadou e morreu na praia". Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Elas pareciam alegres na tarefa.
Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços que rapidamente foram levados para dentro do formigueiro.
Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências. Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas e dificuldades? Talvez, se a pequena formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la. Invejei a força daquela formiguinha.
Naturalmente, transformei a minha reflexão em oração e pedi ao Senhor que me desse a tenacidade daquela formiga, para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia. Que me desse a perseverança da formiga, para "não desanimar" diante das quedas. Que eu pudesse ter a "inteligência", a "esperteza" dela para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais. Que eu tivesse a "humildade" para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário. Pedi ao Senhor a "graça" de, como aquela formiga, "não desistir" da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fizerem virar de cabeça para baixo; mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consiguir ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecida em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por tê-la colocado em meu caminho ou por me ter feito passar por aquele caminho.

Contribuição: Diaconisa Silvania Lemos (http://www.silvanialemos.blogspot.com/)

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio."
Provérbios 6:6

Comentários

  1. ola amigo parabens pelo blog muito bom otimo
    adorei e estou te seguindo ta
    se quiser me seguir agradeço
    tenha um bom dia
    abraços e sucesso
    http://cleberbinhocomportamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Quando eu era criança, era uma observadora assídua do trabalho das formigas e com isso, perdia até horas!
    Elas são incríveis na determinação e vontade de levarem o sustento para o formigueiro...
    Eu sabia, mesmo sendo eu pequena, que o tamanho de um arroz, folha ou outra coisa qualquer, é maior que aquele animalzinho, e trazia no meu coração uma pergunta: COMO ELAS AGUENTAM O PESO?
    Já adulta percebi que a metáfora daquele bichinho serve para nós: fardo nenhum é maior que possamos aguentar!
    O jeito é pegar essa lição e seguirmos em frente, ao invés de reclamarmos tanto da vida!...

    Post muito bom!

    Um abraço,
    Mary:)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Papo de Crente: “Morar junto”, sem se casar, é pecado?

Bem, para responder a esta pergunta, de cara gostaria de dizer que não sou muito de ficar apontando para isso ou para aquilo e dizendo se é pecado, ou não. Afinal, pecado significa errar o alvo, que por sua vez representa a pessoa de JESUS CRISTO. Logo, tudo que fazemos que nos afasta dEle é pecado. Certo? Mas, a pergunta acima tem sido recorrente entre vários jovens e por isso optei por este texto. Vamos entender uma coisa, “morar junto” não é o mesmo que estar casado, assim como “ficar” não é namorar e namorar anos sem compromisso não é “noivar”.  Outra coisa é que esse papo de “morar junto” nada mais é do que um jeitinho de se ter relações sexuais, dentro do socialmente correto. Que fique claro que seguir a Cristo é uma coisa simples, mas que sempre envolve decisões difíceis. Entenda isso como a “porta estreita” da qual Jesus nos alertou. Sexo antes do casamento é FORNICAÇÃO! Não entendeu? Eu explico: “Fornicação é o ato ou efeito de fornicar. Ter relações sexuais por puro pr

Mães de joelho, filhos de pé

Desperta Débora “Orando por nossos filhos”. “Desperta Débora é um movimento de oração cujo alvo é despertar mães comprometidas a orar 15 minutos por dia, para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude brasileira”. O Desperta, Débora nasceu no coração do reverendo Jeremias Pereira durante a Consulta Global sobre Evangelização Mundial (GCOWE 95), promovido em maio daquele ano em Seul, Coréia. Nesse encontro, a Igreja coreana consagrou cem mil jovens de diversas denominações para a obra missionária. “Era um dia chuvoso e frio, e num daqueles momentos de clamor uma jovem perto de mim estava com a testa no chão. Em oração, ela se oferecia como mártir para que ao menos uma pessoa da Coréia do Norte entregasse sua vida a Cristo. Ao ouvir aquilo chorei como um menino e desejei que algo semelhante acontecesse no Brasil”, lembra Pereira, pastor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. Ainda em Seul, ele procurou o pastor Marcelo Gualberto e j

A fábula do Porco-Espinho...

Durante um inverno intenso muitos animais morriam por causa do frio. No ímpeto de sobreviver vários animais resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente do rigoroso inverno, mas haviam os porcos-espinhos, que não estavam conseguindo se aquecer ,os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, mas então precisaram fazer uma escolha: ou desapareceriam ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram... Moral da História: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades. "Suportando-vos