Pular para o conteúdo principal

Resposta ao amigo Assis...

Segue abaixo o comentário que deixei no post de meu amigo Assis, cujo post tinha o seguinte título: "O Diabo, inimigo dos demônios". Aos curiosos recomendo a leitura completa de seu texto no seguinte link:
http://caminhosdeluz.dihitt.com.br/noticia/o-diabo-inimigo-dos-demonios-1

Amado amigo Assis, o saúdo com a Paz do Senhor, para que hoje e sempre esteja Ele entre nós e independente de nossos pensamentos e expressões, e ainda que venhamos a discordar convictamente de tudo que pensamos, falamos ou escrevemos que haja sempre este clima de cordialidade e amizade entre nós.
Primeiramente quero deixar claro que não creio que Deus ou a Bíblia precisem de mim para defendê-los e que nem mesmo o Espírito Santo de Deus que convence o Homem de todo pecado e que nos leva a conversão para salvação, me veja como uma ferramenta indispensável a sua obra. Ou seja, não pretendo convencer ninguém de nada. Unicamente me manifesto para deixar claro que há outro ponto de vista e que pessoalmente discordo de tudo que foi expresso por meu amigo Assis em seu post. E para não ser prolixo e apenas discordar apresento a seguir alguns de meus argumentos.
O Criacionismo, ou a crença de que Deus iniciou a humanidade à partir de Adão e Eva, não é uma metáfora. É um fato bíblico. È um conceito tão válido, ou tão questionável quanto o evolucionismo que insiste em propor macacos evoluindo até a humanidade atual, apesar de que mesmo decorrido milhões de anos ainda não vejamos nenhuma outra espécie de símio ou semelhante, que tenha conseguido verdadeiramente evoluir a uma nova forma estética com habilidades e intelecto superior. A ciência apresenta verdades que sempre “deixam os pés de fora”. O Big Ben, a teoria de que o Universo teria surgido de uma explosão é linda se você não pensar em como o NADA resolveu ser ALGO e tenha simplesmente decidido se explodir e se expandir. Difícil de engolir, certo?
Outro erro expresso no texto esta na autoria da Bíblia. O Autor da Bíblia é DEUS. Seu real intérprete é o Espírito Santo. Seu assunto Central é o Senhor Jesus Cristo. A Existência da Biblia, abrangendo seus escritores, sua formação, composição, preservação, transmissão só pode ser explicada como milagre de Deus. Eu explico: Foram cerca de 40 escritores. Estes homens pertenceram as mais variadas profissões e atividades. Escreveram e viveram em épocas e lugares diferentes e distantes e em condições muito diferentes. Levaram 1500 anos para escrevê-la. Apesar de tudo isso ela não contém erros ou contradições. Há sim dificuldades de compreensão, interpretação, tradução, aplicação, mas tudo isso do lado humano, devido a nossa incapacidade e limitação. Uma definição de bíblia que gosto muito diz o seguinte: “A Biblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem;é Deus falando a favor do Homem; mas é sempre Deus falando.”
Prosseguindo na análise do texto, percebo que há um equivoco na interpretação do pecado original. Adão não peca por que ficou conhecedor do bem e do mal. Peca pela desobediência à Deus e por sua incapacidade em se arrepender do que fez. Com isso afasta-se da presença de Deus e cai em decadência. A Biblia diz:” eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar”(I Sm 15.22b) Diferente do que meu amigo faz parecer Deus não nos quer ignorantes, desprovidos de intelecto e entendimento das coisas, mas Deus nosso criador e criador dos Céus e da Terra, conhece nosso coração e o tempo certo das coisas. A Árvore do Bem e do Mal nos seria lícita no tempo certo. Pela afobação do homem é que pecou Adão e daí termos de percorrer um caminho tão longo, mas hoje graças a Jesus, nós que vencermos o mundo e permanecermos fiéis a sua palavra nos será dado o fruto da árvore da vida (Ap 2.7). Pecado é tudo aquilo que o homem faz e que o afasta da graça de Deus. Esteja o homem ciente deste fato ou não. A Salvação e redenção destes pecados só, e não há outro meio, nos é dada por Jesus Cristo. Ele assim o disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.’ e Paulo na Carta aos Efésios disse: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” “Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai, em um mesmo Espírito.” (Ef 2.8 e 18). Que fique claro que de nada valem as boas obras, ou ser Bonzinho sem Jesus, pois só por meio Dele seremos salvos. As boas obras devem ser frutos do Espírito de Deus em nós.
Agora falemos dos demônios, adversários ou como costumo chamá-los: Adversários de nossas almas. Primeiramente que fique claro não são espíritos humanos desencarnados. Uma passagem bíblica interessante esta no livro de Lucas cap 16 do vers. 19-31. Onde um homem outrora vivo e próspero agora finado e no inferno clama que envie-se alguém para alertar seus irmãos do que poderia lhes acontecer, mas lhe é dito que há um grande abismo entre os mundos e que as escrituras já contém o alerta de Deus. Muito se tenta usar a palavra de Deus para se justificar a crença na reencarnação e nos espíritos humanos desencarnados. Citam a Elias como tendo reencarnado em João, porém Elias, assim como Enoch não morreu. Foi transladado por Deus até a sua presença. Dizem que Saul falou com o Espírito de Samuel, quando na verdade o texto diz : “Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.” (I Sm 28.14b) Outrossim a palavra sagrada nos alerta que o inimigo pode mudar sua forma e se apresentar inclusive como anjo de luz “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” E Paulo ainda nos alerta que “Não é muito, pois, que os seus ministros (de Satanás) se transfigurem em ministros da justiça, o fim dos quais será conforme as suas obras.”(2 Co 11.14-15)

Para concluir ouso citar outra passagem bíblica que diz: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente” (Dt 30.19) Só há dois caminhos e nenhum atalho. Jesus não foi um louco, ou um tolo que viveu e se deu em sacrifício por nós, para que o neguemos e ousemos crer que por nossas próprias forças “evoluiremos” até a salvação. O que Deus, nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, que derramou seu sangue carmesim, lhe pede para que sejas salvos e lavado de todos os seus pecados é que: ”Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que, com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10.9-10)


Evangelista Ney Bellas 2010

Comentários

  1. Meu amigo Ney,

    Gostei bastante do seu texto. As informações procedem, pois são oriundas daquilo que está escrito. Fico satisfeito em ter um amigo comm um conhecimento muito forte em torno da religião que abraça. Fico feliz por isso.
    Abraços,

    Assis Azevedo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas. O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação. A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (Lc15,3-7) e a d

AINDA HÁ TEMPO...

“ Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece ” (Tiago 4:14) Dia desses vi a postagem de uma pessoa muito querida que fazia elogios a uma determinada religião. Confesso que em meu íntimo lamentei, pois ela já ouviu falar do Evangelho de Cristo, não somente por mim, mas até mesmo por outras pessoas. Mas, infelizmente, assim como MUITAS pessoas, insiste e persiste em seguir caminhos que não levam a lugar algum.  Acho interessante quando alguns argumentam que Deus é AMOR e que por isso, TODOS serão salvos, que ninguém será condenado, que não importa o que façamos neste mundo ainda haverá uma nova oportunidade. E, por vezes, me dizem: Eu NÃO ACHO que a bíblia esteja certa! Eu acredito em Jesus do MEU JEITO! Minha religião faz com que EU ME SINTA muito bem!” E por aí vai... As vezes argumento, outras vezes sorrio e ignoro, mudo de assunto. Porém, fico triste e lamento. Eu, hoje acredi

Voce aceito por Deus

Ele promete não jogar você fora Algumas pessoas pensam que elas têm de acertar, corrigir a vida delas antes de confiarem em Deus. Elas acham que precisam se fazer dignas da amizade de Jesus. Esta é uma mentira que serve muito bem aos propósitos de satanás. O problema é que ninguém nunca vai ser digno do que Deus oferece para as pessoas. Esta é uma parte da verdade de Deus que, talvez seja difícil de engolir. E, se satanás consegue manter as pessoas acreditando que elas têm de, de alguma maneira, ganhar o favor de Deus e que isso é mesmo possível, ele consegue impedi-las de chegarem ao Reino de Deus. A verdade é que Deus não pede que alguém seja digno dEle. Se você vem até Ele – sem desculpas, sem tentar se justificar, apenas colocando completa confiança nEle (como se colocasse todo o seu peso numa cadeira) – Jesus promete não jogar você fora. Ele aceita você porque Ele ama você, não porque você ganhou a amizade dEle. Texto extraído de “A Bíblia Sagrada na Linguagem de Hoje, baseado em