Calma,
calma...nada de afobação, Ok? Este versículo traz em si uma citação ao samo 82,
versículo 6 que diz: “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos
do Altíssimo”
Este Salmo que Jesus cita usa palavra
hebraica traduzida "deuses" que é elohim. Geralmente se refere ao
único Deus, mas também tem outros usos. Ao contextualizarmos o Salmo 82,
podemos observar que no verso 1º diz: " Deus está na congregação dos
poderosos; julga no meio dos deuses." Os próximos três versículos deixam
bem claro que a palavra "deuses" refere-se a magistrados, juízes e
outras pessoas que ocupam posições de autoridade e domínio. Chamar um ser
humano em posição de autoridade de "deus" indica três coisas: 1) ele
tem autoridade sobre os outros seres humanos; 2) o poder que ele exerce como
uma autoridade civil deve ser temido; 3) Ele obtém o seu poder e autoridade de
Deus, o qual é retratado como julgando toda a terra no versículo 8.
Este
uso da palavra “deuses” é rara, mas é encontrada em outro lugar no Antigo
Testamento. Quando Deus enviou Moisés ao Faraó, Ele disse: "Eis que te
tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta"
(Êxodo 7:1). Isto significa simplesmente que Moisés, como o mensageiro de Deus,
estava comunicando as palavras de Deus e era, portanto, o representante de Deus
para o rei. A palavra hebraica elohim é traduzida como "juízes" em
Êxodo 21:6 e 22:8, 9 e 28.
O
sentido do Salmo 82 é que juízes terrenos devem agir com imparcialidade e
verdadeira justiça, porque esses juízes terão um dia que prestar contas ao
GRANDE juiz. Versículos 6 e 7 advertem os humanos que ocupam posição de
autoridade porque eles também serão julgados: " Eu disse: Vós sois deuses,
e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como
qualquer dos príncipes." Esta passagem está dizendo que Deus tinha
escolhido homens para ocupar cargos de autoridade nos quais seriam considerados
como deuses entre os povos. Elas devem se lembrar que, embora estejam
representando Deus neste mundo, eles são mortais e eventualmente vão ter que
prestar contas a Deus por como usaram essa autoridade.
Vamos
agora examinar o modo como Jesus usa esta passagem. Jesus tinha acabado de
clamar que era o Filho de Deus (João 10:25-30). Em retorno, os judeus
incrédulos acusaram Jesus de blasfêmia, uma vez que Ele alegou ser Deus
(versículo 33). Jesus então cita Salmo 82:6, lembrando os judeus de que a Lei
refere-se a homens comuns - embora homens de autoridade e prestígio - como
"deuses". O objetivo de Jesus é este: você me acusam de blasfêmia por
causa do meu uso do título "Filho de Deus"; mas sua própria Escritura
utiliza esse mesmo termo para líderes em geral. Se aqueles nomeados divinamente
para ocupar uma posição de autoridade podem ser considerados
"deuses", quanto mais deve ser assim considerado o Único a quem Deus
escolheu e enviou (versículos 34-36)?
Pois
é, NÃO SOMOS DEUSES! O HOMEM É UMA CRIATURA. E há uma diferença incomensurável
entre Deus, o Criador, e o homem, sua criatura, que jamais poderá ser apagada.
O homem é barro mais sopro divino. PORÉM, O homem não é uma criatura qualquer,
mas como revela o texto de Gn 1.26-27, ele é uma criatura feita à imagem
e semelhança de Deus. Quanto a isso, me permita ser um pouco mais teológico.
Ok? As palavras imagem e semelhança se reforçam mutuamente, não havendo
distinção entre elas. A palavra hebraica para imagem, significa reprodução,
imitação, ser igual, enquanto que a equivalente à semelhança significa cópia.
Portanto, dizer que o homem é imagem e semelhança de Deus, significa dizer que
o homem é como Deus, reflete a Deus. Isso é elucidado em Gênesis 5.3: “Aos 130
anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o
nome de Sete”. Observe que Sete é IMAGEM E SEMELHANÇA DE ADÃO. Ou seja, assim
como um filho se parece com seu pai, o homem se PARECE com Deus. A humanidade
reflete Deus na sua racionalidade, criatividade, capacidade de comunicação,
espiritualidade, capacidade de dominar, de tomar decisões, e assim por diante.
Outrossim, O fato de sermos imagem de Deus, ou seja, termos a estampa de
Deus em nós, constitui também uma declaração de propriedade. Jesus disse aos
seus questionadores: “De quem é esta imagem e esta inscrição?”. “De César”,
responderam eles. E ele lhes disse: “Então deem a César o que é de César e a
Deus o que é de Deus” (Mt 22.20,21). O ser humano pertence a Deus, assim como a
terra e tudo o que nela há (Sl 24.1).
Comentários
Postar um comentário