Pular para o conteúdo principal

A CABANA e os FALSOS MESTRES


   Enquanto escrevo estas linhas milhares de pessoas estão lotando salas de cinema em vários países e até mesmo no Brasil, para assistirem o Filme: A Cabana.  Dirigido por Stuart Hazeldine e adaptado do livro homônimo de 2007, escrito por William Paul Young, canadense, filho de missionários cristãos, teólogo formado em Religião no estado do Oregon, nos Estados Unidos. E, para mim, um dos FALSOS MESTRES de nosso tempo.
   Pois bem, este texto, assim como habitualmente o faço é fruto de uma conversa com um amigo que assistiu o referido filme, gostou, o recomendou a outros e me disse que soube reter o que era bom e descartar o que não valia a pena. Acredito e glorifico a Deus por tê-lo capacitado a ter esse nível de discernimento, contudo tenho o coração aflito, tanto pelo zelo que tenho a palavra de Deus, quanto pelas vidas que podem vir a se perder diante do engodo de uma estória emocionante.
   Segundo a sinopse oficial do filme a trama apresenta "um homem atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida." Pois bem, não vi o filme (Nem vou ver!), mas li o livro há alguns anos atrás, e desde aquela época fiquei tão indignada que meu ímpeto na época foi o de escrever um livro "destruindo" a Cabana. Entenda, é um romance/drama muito bem redigido, mas que NUNCA, em hipótese alguma, pode ser considerado uma obra cristã e menos ainda como uma fonte de saber teológico cristão. Digo isso, não por acaso, mas por já ter visto e ouvido vários irmãos que creram estar diante de uma obra "inspirada" que lhes trouxe grande alento e que lhes "ensinou" muitas coisas. E é aí que mora o perigo, pois lhes afirmo que esta obra de ficção não tem NADA para ensinar sobre Deus e seus mistérios a um Cristão. NÃO É UM FILME CRISTÃO! Pelo contrário, assim como os falsos mestres do passado, este autor tão somente explora os anseios e carências da humanidade, como oferece aos leitores exatamente aquilo que eles querem ler. Entre outras coisas um Deus que se adéqua aos interesses do homem e não o contrário. E, para ilustrar isso, por favor me perdoem pelo spoiler. Mas, um dos detalhes que abomino nesta história é a forma como Deus se apresenta como Pai, Filho e Espírito Santo de forma carnal, perante o personagem principal. Entre os detalhes terríveis temos a personificação de  "Deus Pai" na forma de uma mulher. Não vou nem comentar sobre o Espírito Santo. Ainda assim, me permita citar um trecho bíblico: "(8) Disse Filipe: -- Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. (9) Jesus respondeu:-- Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?  (10) Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. (11) Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim ou, pelo menos, creiam por causa das mesmas obras. (João 14:8-11)" Se você ainda não entendeu, eu explico: Jesus é Pai, Filho e Espírito Santo! Deus não vai se revelar a você numa forma humana, distinta da pessoa de Cristo. Ainda com o objetivo de ilustrar meus argumentos, me permita mais um pequeno spoiler. A personificação carnal da Sabedoria de Deus apresentada na forma de uma outra mulher. O que cria a presença de uma quarta pessoa na triunidade de Deus. 
   Não vou citar mais passagens da obra para não ser desagradável com ninguém, mas garanto que há inúmeras outras questões que tanto ferem a visão bíblica do cristão, quanto introduzem conceitos espiritualistas e equívocos em vários trechos da obra.
    O Autor não é evangélico, não acredita na inerrância bíblica e para a imprensa especializada sua obra é vista como uma introdução ao espiritualismo aqueles que não o conhecem.
   Amado irmão em Cristo Jesus, considere o zelo e o amor em minhas palavras, por favor não se ofenda, mas esteja com seus olhos espirituais abertos e atentos. "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. (Mateus 7:15)" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSANDO COM DEUS

Pedi forças e vigor Deus me mandou dificuldades para me fazer forte Pedi sabedoria Deus me mandou problemas para resolver Pedi prosperidade Deus me deu energia e cérebro para trabalhar Pedi coragem Deus me mandou situações para superar Pedi amor Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar Pedi favores Deus me deu oportunidades. Não recebi nada do que queria, Mas, recebi tudo o que precisava! Autor Desconhecido.

“Deus acolhe seus filhos observando: Seu caráter, Seu Coração e sua Fé. Nunca sua Religião!” SERÁ?

Li num post do Facebook os seguintes dizeres: “Deus acolhe seus filhos observando: Seu caráter, Seu Coração e sua Fé. Nunca sua Religião!” Entendi, mas, não concordei com tudo. Por favor, me deixe explicar. Primeiramente CONCORDO com o entendimento de que RELIGIÃO não salva ninguém. A Bíblia nos mostra, de maneira muito clara, que somos salvos pela graça de Deus: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2: 8-9 Por que a Bíblia destaca tanto a salvação pela graça? Para que não ninguém possa dizer: "Eu me salvei." Nós somos salvos. Ninguém se salva. Todos nós podemos ser salvos mediante a fé em CRISTO Jesus, pela graça de Deus. E essa graça, nos diz a Bíblia, se manifestou para a salvação de todos os homens. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu filho Unigênito, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna." Jo

Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas...Será mesmo?

"Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém." Romanos 11:36 Se isso é assim, porque nossas pregações são homocêntricas? Porque as nossas músicas são homocêntricas? Porque a nossa oferta é homocêntrica? Porque a nossa adoração é homocêntrica? Porque a nossa oração é homocêntrica? Porque parece que ninguém se importa com isso? Três exemplos pra abençoar o nosso dia: Um louvor Cristocêntrico: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Lucas 1:46-50 Uma pregação Cristocêntrica: Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, poi