Pular para o conteúdo principal

A VERDADE sobre o RENOVO DA ÁGUIA


    Há uma ILUSTRAÇÃO muito conhecida, principalmente no meio evangélico, que afirma que a águia, depois de uma certa idade, se isola no alto de uma montanha e lá, após arrancar todas as suas penas e quebrar seu bico, ela rejuvenesce e ressurge com mais força!

    Pois é, de tempos em tempos vejo esse texto nas redes sociais, em sermões, ou mesmo em palestras motivacionais que nos ensinam que devemos fazer como as águias que, depois viver 40 anos, se recolhem na solidão, mas depois renascem revigoradas e prontas para mais uma etapa da vida.     O fato é que apesar de ser uma ÓTIMA ilustração, NÃO É verdade. Ou seja, não deve ser absorvida como um fato cientifico, mas sim como um ensino poético, filosófico.
    A fim, não de frustrar ou decepcionar ninguém, mas no intuito de trazer informações e a verdade é que narro a seguir alguns dos fatos que devem ser considerados.

Quantos anos vive uma águia?
Uma águia, independente de sua espécie, vive cerca de 30 anos, em média.

As águias arrancam as próprias penas?
Não, águias não arrancam suas penas. A maioria das aves, troca as suas penas gradativamente ao longo de sua vida e essa troca se dá uma vez por ano, entre a primavera e o verão.

As águias quebram seus bicos?
Não. O bico cresce constantemente e a águia o apara naturalmente, enquanto come as suas presas.

A perda de penas e quebra de unhas e bico pode até acontecer com algum animal que esteja em cativeiro ou que sofra uma enorme estresse. Porém, não se tem qualquer registro de nenhum animal que em seu habitat natural se mutile.

E como surgiu essa história? 
Essa ilustração tem versões conhecidas em português, inglês e francês. E alguns sites admitem que sua inspiração possa ser bíblica, em referência ao Salmo 103, versículos 3, 4 e 5, que diz:
… Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades;
… quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia…

Ou ao Livro de Jó, capitulo 39, versículo 27:
Ou se remonta a águia ao teu mandado, e põe no alto o seu ninho?

Admite-se também a possibilidade de ter se inspirado na mitologia egípcia, com a famosa história da Fênix, uma ave muito parecida com a águia, que depois de morrer consumida por seu próprio fogo renasce das cinzas, para reiniciar o ciclo de nascimento e morte. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas. O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação. A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (L...

Você acredita que JESUS é O Caminho, A verdade e A vida, mas acredita em REENCARNAÇÃO? Ops, você esta se enganando!

  Já ouvi e li de algumas pessoas que declaram reconhecer na pessoa de Cristo o próprio Deus, por meio do qual recebemos a Graça que nos conduz a salvação, mas estas mesmas pessoas também acreditam que existe a tal da reencarnação. Pois bem, vou começar aqui, de modo gradual, com alguns argumentos que mostram que a Palavra de Deus é contrária a essa crença e que essa crença na reencarnação se mostra como um laço, uma armadilha, que periga afastar a pessoa da salvação e condená-la a perdição. Reflita comigo: Segundo os espiritualistas na reencarnação a pessoa perde a identidade da vida anterior. É como se a vida passada simplesmente se desintegrasse no tempo pela necessidade de assumir novas personalidades. Quem a pessoa é, portanto, deixa de existir e acaba virando nada. Concorda que vendo desta forma não faz sentido? Que propósito teria a vida? Biblicamente temos um entendimento contrário, A todo momento lemos sobre a relação que Deus estabelece com seus servos. Uma re...

EU ESTAVA LÁ

Rejeições, frustrações, exclusões, lágrimas Dores, marcas de ilusões, são como pedras dentro da alma Uma mãe que sente a dor de um filho que morreu E ninguém estava lá. Deus, como isso aconteceu? Um marido que se foi, a esposa abandonou Um pastor que sofre a dor de um ministério que ruiu Mas eu sou teu Deus e Eu estava lá No meio do teu vale, Eu estava lá Colhendo as tuas lágrimas, estava lá Em noites escuras, Eu estava lá Já senti a dor do que é perder um filho Já senti a dor do que é ser traído Já senti a dor do que é sofrer sozinho Fiz tudo por você Faria de novo por você Filho amado, hoje Eu te curo, hoje Eu te restauro Tu és meu filho amado Te pego em meus braços, vem com teu Pai. Letra da música Eu estava lá do Pr.Emerson Pinheiro