Pular para o conteúdo principal

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)



Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas.
O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação.
A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (Lc15,3-7) e a do Filho pródigo (Lc 15,11-32), uma vez que ela está no meio destas duas. Vale ressaltar que ela é relatada unicamente no evangelho segundo Lucas.
Na parábola da Ovelha perdida Jesus a propõe com a intenção de mostrar que Deus se preocupa com qualquer ovelha que se perde do seu rebanho, na parábola  do filho pródigo, o pai fica ansioso e feliz pela volta do seu filho mais novo que volta arrependido. Sendo Deus apresentado como um pai amoroso e que se alegra com a volta dos filhos que dele se afastam. Na parábola da Dracma perdida é a moeda que se perde. Deus é comparado com a mulher que se preocupa em procurar o que se perdeu dando grande valor e importância a ela.
Percebemos a busca de Deus pelos que dele se afastam. Se na da Ovelha perdida é a alegria de Deus por encontrar uma ovelha que se perdeu, na do filho pródigo a alegria e a festa por um filho que se arrepende e retorna. Na da Dracma perdida é a alegria por reencontrar o valoroso que havia se perdido.
Conseguimos aprender que quando alguém peca se afasta de Deus, é como se se escondesse de Deus. Algo que fizeram Adão e Eva quando desobedeceram a Deus em Genesis 3:8. Veja também como Deus vai novamente conquistar seu povo que dele se tinha afastado em Oséias 2:14, quando Deus atrai seu povo para si, o leva ao deserto e lhe fala ao coração.
A parábola deixa claro o amor de Deus pelo pecador e a obra de resgate e conversão dos perdidos.

Esta parábola nos ensina que existe um Deus vivo empenhado no resgate dos seus, um Deus que enxerga os lugares inacessíveis, um Deus que põe luz nas trevas e que com incomparável amor constrange o pecador a arrepender-se. É o amor do Cristo vivo e ressuscitado que salva, que busca diligentemente e diariamente o perdido.


Comentários

  1. então o que Deus diz sobre a águia está errado,vc é que sabe a verdade,muito bom,servo,muito humilde você,bom dia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos dar as mãos

Certo fazendeiro soube que sua filha de três anos estava perdida num trigal da sua fazenda. Chamou os amigos e durante dois dias procuraram por toda parte, mas não puderam encontrá-la. Finalmente pediu ao delegado local, que, convocando todos os homens deram as mãos formando uma grande fileira e, caminhando juntos, praticamente, varreram o trigal. Poucos momentos de procura e encontraram a garotinha, no entanto já morta. Em seu exame, o médico concluiu que a morte ocorrera há uma ou duas horas antes. O fazendeiro, pai da menina, então, lamentou: "Oh Deus! Porque não nos demos as mãos bem antes?" Quem dera as igrejas e os pastores nos déssemos as mãos, logo e antes que seja tarde, para numa grande fileira, procurarmos e encontrarmos as ovelhas que estão perdidas no trigal deste mundo!  Fonte:http://www.absvida.com.br/ilustracoes_sobre_evangelismo.html

De quem era a coroa de espinhos?

Coroas sempre foram um sinal de autoridade e realeza. O rei Charles o Grande tinha uma coroa octogonal. Cada um dos oito lados era uma plaqueta de ouro. Cada plaqueta era revestida de esmeraldas e pérolas. O rei Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra tinha uma coroa tão pesada que precisava de dois homens para segurar na sua cabeça. A rainha Elizabete tem uma coroa que vale $20 milhões. Mas, junte todas estas coroas e elas não valem um tostão em comparação às coroas que Cristo tem. Apocalipse 19:12 diz que ele tem "muitos diademas". Ele tem a coroa da justiça. Ele possui a coroa da glória. Ele tem a coroa da vida. Ele usa uma coroa de paz e de poder. Mas, de todas as coroas que Jesus possui, uma é a mais querida de todas. Esta coroa não foi fabricada de ouro nem prata. Ela não é coberta de jóias. Esta coroa não foi formada pelas mãos de um mestre artesão. Esta coroa foi formada depressa, pelas mãos rudes de um soldado Romano. Esta coroa não foi colocada na

Maria saibas que ( Letra e Video )

Maria saibas que teu filho Jesus Andará sobre as águas Maria saibas que teu filho Jesus Salvará a humanidade Saibas que teu filho Jesus Veio para renovar as forças de todos Que não podem continuar Maria saibas que teu filho Jesus Dará vista ao cego Maria saibas que teu filho Jesus Acalmará a tempestade Saibas que teu filho Jesus Desde o céu desceu a nós E quando beijas o menino Beijas o rosto de Deus Maria saibas que O cego verá, o surdo ouvirá A paz Ele trará Corações salvará E livres poderão, em vitória caminhar Maria saibas que teu filho Jesus É o filho de Deus Maria saibas que teu filho Jesus Curará toda dor Saibas que teu filho Jesus Desde o céu desceu a nós E o bebê que está em teus braços É o nosso Salvador Autor: Marcus Salles