Pular para o conteúdo principal

A GRAÇA NÃO É DE MARIA


Vi no facebook algumas pessoas postando e repassando uma ilustração com os dizeres: ”RECEBA A GRAÇA DE NOSSA SENHORA E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.”
Uma coisa que me incomoda PROFUNDAMENTE é o fato de que estas pessoas se dizem Cristãs, ou seja, creem que JESUS é Deus, NOSSO SENHOR e nosso SALVADOR. Muitas dizem ler a bíblia! Então, pergunto: Porque insistem em propagar tamanha bobagem?
Talvez, você ache que sou mais um fanático, doidivanas que não respeito a religião alheia, não é mesmo? Mas, por favor me dê algum crédito e aventure-se na leitura a seguir. Não falarei nenhuma heresia, ou ofenderei alguém, apenas trarei alguma luz sobre uma questão que tem confundido muita gente.

Você já se perguntou, ou soube o que significa GRAÇA?
Pois bem, Graça significa: Favor, benefício, mercê; perdão, indulto.
Na teologia entende-se como: Dom sobrenatural de Deus, favor imerecido, auxílio divino que conduz a salvação.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:14)
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10)
Me permita explicar: A graça DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO é que nos salva! Não há outra GRAÇA que importe aos homens.
Quando a Bíblia nos fala que (na versão católica): “Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.(Lucas 1:28) Refere-se a GRAÇA de Deus. Mostra que ela estará sendo agraciada, pois mesmo sendo pecadora, pessoa como todos nós, ainda sim seria a mais bem aventurada, ou em outras palavras a mais feliz dentre as mulheres.

QUER SABER UM POUCO MAIS SOBRE MARIA NA BÍBLIA?

A menção a ela aparece, sobretudo nos Evangelhos de Mateus e Lucas que falam da infância de Cristo.
Em Mateus, nos capítulos 1 e 2, Maria aparece na descrição da anunciação do nascimento de Cristo e no seu nascimento em Belém.
Em Lucas, a partir do capítulo 1:26, é descrito de forma detalhada a anunciação pelo anjo Gabriel enviado a Maria. Depois, a partir de 1:39, fala de Maria que vai ao encontro da prima Isabel, que também está grávida, de João Batista. No capítulo 2 Lucas conta o nascimento de Jesus. De 2:41-50 conta o fato que o menino Jesus, com 12 anos, se perde dos pais e finalmente é encontrado por eles no Templo, ensinando os doutores. Lucas conclui o seu "evangelho da infância" dizendo:
Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens (Lucas  2:51,52)
Durante o ministério de Jesus
Também durante a vida pública de Cristo, há algumas passagens onde é descrita a presença da sua mãe. 
Bodas de Caná: Maria intercede para que Jesus venha em auxílio dos noivos, que ficaram sem vinho. Jesus então realiza, segundo João, o primeiro milagre, transformando a água em vinho - João 2:1-12;
Marcos 3:31-35: a família, com sua mãe, vai ao encontro de Jesus. Jesus então se pergunta: "quem é minha mãe e meus irmãos?" E responde: "quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe." 
Na paixão - Diz João: "perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe... Em seguida a confia a João dizendo: "eis tua mãe!" (João 19:25-27).
Na igreja nascenteO livro dos Atos dos Apóstolos mostra como Maria fazia parte da primeira comunidade, depois da ressurreição:
Atos 1:12-14: junto com os apóstolos, após a ascensão de Cristo, se reuniram na "sala superior" algumas mulheres, "entre as quais Maria, a mãe de jesus".

Dita estas coisas que fique claro que a GRAÇA é de JESUS e de mais ninguém. Você, ou eu ou qualquer pessoa não pode dar aquilo que não nos pertence. Ok?

Agora quero falar do título: NOSSA SENHORA. Pois é, os mais tradicionais agora devem estar querendo me estrangular, não é mesmo? Mas, Maria NÃO É nossa senhora. É mãe de Jesus, sim! Merece respeito, com certeza absoluta! Contudo, não coube a ela liderar, conduzir ou mesmo pastorear a Igreja. Ela foi uma serva valorosa, abençoada, porém não se deve idolatrá-la, ou reverenciá-la, ou lhe atribuir características sobrenaturais. Primeiro porque não as tem, mas principalmente porque nunca almejou algo assim. Como mulher valorosa e serva fiel, tudo que fez e acreditava apontava para a pessoa de Cristo e NUNCA para si própria. Quando alguém refere-se a ela como NOSSA SENHORA, atribui a ela o título que é exclusivo de Deus.
“Eu sou o Senhor, esse é meu nome, a ninguém cederei minha glória, nem a ídolos minha honra. (Isaías 42:8)
E só para esclarecer, DEUS não tem mãe. JESUS, apesar de ter se manifestado aos homens, em cumprimento as profecias, e ter nascido da virgem, tem em Maria um canal, o meio pelo qual optou por expressar-se em carne e sangue. Maria exerceu o papel de mãe de Jesus. Contudo a natureza divina de Cristo, os atributos que o caracterizam como Deus, não o vinculam a uma mulher. Deus não tem principio, nem fim. É auto suficiente, autogerador. Todas as coisas são DEle, por Ele e para Ele.

Outra coisa, os mortos não intercedem por nós. A começar não nos ouvem ou veem de onde estão. Jesus deixa isto muito claro ao nos apresentar a parábola de Lázaro e o Rico (Lucas 16:19-31). Jesus intercede por nós, pois além de ser o próprio Deus, ele próprio conheceu a morte, ressuscitou e em corpo glorificado foi aos céus.  Ninguém mais possui tais atributos, mesmo Enoch e Elias que foram levados vivos ao céu. Pois não conheceram a morte! Maria, não ressuscitou, ou ascendeu aos céus. Isto não esta na bíblia, trata-se de uma lenda, uma tradição religiosa que confunde a muitos, há séculos. Maria, morreu e hoje tem seu lugar ao lado de Cristo, assim como todos os que nEle creem e arrependidos o confessaram como Salvador.

Antes de encerrar quero pedir perdão aos que se sentiram ofendidos ou incomodados com minhas palavras, não é minha intenção nem ofender, ou agredir ninguém. Mas a mensagem da Cruz não é sincretista, ou mesmo ecumênica ela é verdadeira e dolorosa, apesar de conduzir a alegria, a paz e ao gozo eterno. 

Somente a Verdade de Cristo pode nos libertar e a bíblia sagrada é a sua palavra.


“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:14)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas. O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação. A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (L...

De quem era a coroa de espinhos?

Coroas sempre foram um sinal de autoridade e realeza. O rei Charles o Grande tinha uma coroa octogonal. Cada um dos oito lados era uma plaqueta de ouro. Cada plaqueta era revestida de esmeraldas e pérolas. O rei Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra tinha uma coroa tão pesada que precisava de dois homens para segurar na sua cabeça. A rainha Elizabete tem uma coroa que vale $20 milhões. Mas, junte todas estas coroas e elas não valem um tostão em comparação às coroas que Cristo tem. Apocalipse 19:12 diz que ele tem "muitos diademas". Ele tem a coroa da justiça. Ele possui a coroa da glória. Ele tem a coroa da vida. Ele usa uma coroa de paz e de poder. Mas, de todas as coroas que Jesus possui, uma é a mais querida de todas. Esta coroa não foi fabricada de ouro nem prata. Ela não é coberta de jóias. Esta coroa não foi formada pelas mãos de um mestre artesão. Esta coroa foi formada depressa, pelas mãos rudes de um soldado Romano. Esta coroa não foi colocada na ...

A fábula do Porco-Espinho...

Durante um inverno intenso muitos animais morriam por causa do frio. No ímpeto de sobreviver vários animais resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente do rigoroso inverno, mas haviam os porcos-espinhos, que não estavam conseguindo se aquecer ,os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, mas então precisaram fazer uma escolha: ou desapareceriam ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram... Moral da História: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades. "Suportando-vos ...