Pular para o conteúdo principal

A Formiga


Outro dia, vi uma formiga que carregava uma folha enorme. Ela era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o seu tamanho. A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a carregava sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo também cair a formiga. foram muitos os tropeços, mas nem por isso a vi desanimar de sua tarefa. Eu a observava e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco (Devia ser a porta de sua casa!). Foi quando pensei: "Até que enfim ela terminou seu empreendimento". Depois notei que na verdade havia apenas terminado uma etapa. A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então entrar sozinha.
Foi aí que disse a mim mesma: "Coitada, tanto sacrifício para nada". Lembrei-me ainda do ditado popular: "Nadou, nadou e morreu na praia". Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em pequenos pedaços. Elas pareciam alegres na tarefa.
Em pouco tempo, a grande folha havia desaparecido, dando lugar a pequenos pedaços que rapidamente foram levados para dentro do formigueiro.
Imediatamente me peguei pensando em minhas experiências. Quantas vezes desanimei diante do tamanho das tarefas e dificuldades? Talvez, se a pequena formiga tivesse olhado para o tamanho da folha, nem mesmo teria começado a carregá-la. Invejei a força daquela formiguinha.
Naturalmente, transformei a minha reflexão em oração e pedi ao Senhor que me desse a tenacidade daquela formiga, para "carregar" as dificuldades do dia-a-dia. Que me desse a perseverança da formiga, para "não desanimar" diante das quedas. Que eu pudesse ter a "inteligência", a "esperteza" dela para dividir em pedaços o fardo que, às vezes, se apresenta grande demais. Que eu tivesse a "humildade" para partilhar com os outros o êxito da chegada, mesmo que o trajeto tivesse sido solitário. Pedi ao Senhor a "graça" de, como aquela formiga, "não desistir" da caminhada, mesmo quando os ventos contrários me fizerem virar de cabeça para baixo; mesmo quando, pelo tamanho da carga, não consiguir ver com nitidez o caminho a percorrer.
A alegria dos filhotes que, provavelmente, esperavam lá dentro pelo alimento, fez aquela formiga esquecer e superar todas as adversidades da estrada.
Após meu encontro com aquela formiga, saí mais fortalecida em minha caminhada. Agradeci ao Senhor por tê-la colocado em meu caminho ou por me ter feito passar por aquele caminho.

Contribuição: Diaconisa Silvania Lemos (http://www.silvanialemos.blogspot.com/)

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio."
Provérbios 6:6

Comentários

  1. ola amigo parabens pelo blog muito bom otimo
    adorei e estou te seguindo ta
    se quiser me seguir agradeço
    tenha um bom dia
    abraços e sucesso
    http://cleberbinhocomportamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Quando eu era criança, era uma observadora assídua do trabalho das formigas e com isso, perdia até horas!
    Elas são incríveis na determinação e vontade de levarem o sustento para o formigueiro...
    Eu sabia, mesmo sendo eu pequena, que o tamanho de um arroz, folha ou outra coisa qualquer, é maior que aquele animalzinho, e trazia no meu coração uma pergunta: COMO ELAS AGUENTAM O PESO?
    Já adulta percebi que a metáfora daquele bichinho serve para nós: fardo nenhum é maior que possamos aguentar!
    O jeito é pegar essa lição e seguirmos em frente, ao invés de reclamarmos tanto da vida!...

    Post muito bom!

    Um abraço,
    Mary:)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Evangelismo Radical..Imagens Impactantes!

Contribuição Dudu Pingo D´água Cabo Frio... http://pingodaguacf.blogspot.com/

Maria saibas que ( Letra e Video )

Maria saibas que teu filho Jesus Andará sobre as águas Maria saibas que teu filho Jesus Salvará a humanidade Saibas que teu filho Jesus Veio para renovar as forças de todos Que não podem continuar Maria saibas que teu filho Jesus Dará vista ao cego Maria saibas que teu filho Jesus Acalmará a tempestade Saibas que teu filho Jesus Desde o céu desceu a nós E quando beijas o menino Beijas o rosto de Deus Maria saibas que O cego verá, o surdo ouvirá A paz Ele trará Corações salvará E livres poderão, em vitória caminhar Maria saibas que teu filho Jesus É o filho de Deus Maria saibas que teu filho Jesus Curará toda dor Saibas que teu filho Jesus Desde o céu desceu a nós E o bebê que está em teus braços É o nosso Salvador Autor: Marcus Salles

A Carta de DEUS

Meu Filho, Tu podes não me conhecer, porém eu sei tudo sobre ti (Salmo 139:1) Eu sei quando te assentas e quando te levantas (Salmo 139.2) Eu conheço todos os teus caminhos (Salmo 139.3) Até os cabelos da tua cabeça estão todos contados (Mateus 10.29-31) Pois tu foste feito à minha imagem (Génesis 1.27) Em mim tu vives e te moves, e tens existência (Actos 17.28) Pois tu és a minha descendência  (Actos 17.28) Eu já te conhecia mesmo antes de seres concebido (Jeremias 1.4-5) Eu te escolhi quando ainda planeava a criação (Efésios 1.11-12) Tu não és um erro (Salmo 139.15) Pois todos os teus dias foram escritos no meu livro (Salmos 139.16) Eu determinei a hora exacta do teu nascimento e onde deverias viver (Actos 17.26) Tu foste feito de forma admirável e maravilhosa (Salmo 139.14) Eu te formei no ventre de tua mãe (Salmo 139.13) E te trouxe à luz no dia em que nasceste (Salmo 71.6) Eu tenho sido mal interpretado por aqueles que não me conhecem (João 8.41-44) Eu não estou distante nem zang