Pular para o conteúdo principal

UM SÁBIO CONSELHO


Um Esposo foi visitar um sábio conselheiro e disse-lhe que já não amava sua esposa, que pensava em separar-se. O Sábio escutou-o, olhou- nos olhos e disse-lhe apenas uma palavra:

- Ame-a. E logo se calou.

- Mas já não sinto nada por ela!

- Ame-a. Disse-lhe novamente o sábio.

E diante do desconcerto do senhor, depois de um breve silêncio, disse-lhe o seguinte:

- Amar é uma decisão, não apenas um sentimento. Amar é dedicação e entrega. Amar é um verbo, e o fruto desta ação é o amor. O Amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado, pois haverá pragas, secas ou excessos de chuvas mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame seu, ou seja, aceite-o, valorize-, respeite-o, dê afeto e ternura, Admire-o e compreenda-o. Isso é tudo. Ame!

A Inteligência sem amor o faz perverso.
A Justiça sem amor o faz implacável.
A Diplomacia sem amor o faz hipócrita.
O Êxito sem amor o faz arrogante.
A riqueza sem amor o faz avarento.
A Docilidade sem amor o faz servil.
A Pobreza sem amor o faz orgulhoso.
A beleza sem amor o faz ridículo.
A Autoridade sem amor o faz tirano.
O Trabalho sem amor o faz escravo.
A Simplicidade sem amor o deprecia.
A Oração sem amor o faz introvertido.
A Lei sem amor o escraviza.
A política sem amor o deixa egoísta.
A Fé sem amor o deixa fanático.
A Vida sem amor...sem amor ela não tem sentido.



Extraído: Revista Visão Missionária nº 02 (1982) de autoria da Missionária Helga Fanini

Comentários

  1. Olá Ney!
    Gostei muito do texto. Realmente, a vida sem amor não vale a pena.Quando adultos, se a gente quiser receber amor, tem que amar... e não receberá necessáriamente da mesma pessoa para a qual a gente oferece nosso amor.
    E, estou de acordo...qualquer profissão, sem amor pelo que se faz, deixa a desejar.
    Uma vez minha mãe me disse que eu era servil, e eu só estava sendo atenciosa, ajudando-a no banho, após uma cirurgia grave... talvez amar, seja também ir apenas até a metade do caminho, para deixar que o outro caminhe por si, o que o fará ser uma pessoa melhor. Mas isto não seria pretensão nossa, achar que temos o que ensinar à outra pessoa? Será que agradaro outro,pode não ser apenas amor ou empatia, mas necessidade de receber um olhar? E quem não necessita, não é verdade?
    Amar, sem esperar retribuição ou reconhecimento, isto é, um olhar de amor?! É dificil,para nós, seres humanos, saber amar incondicionalmente, o tempo todo.Todos temos apenas nossa "opinião" sôbre o que seria o amor. Mas ,gostei desta "opinião",dada aqui neste texto.
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas. O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação. A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (L...

O Grito da Alma

O Silêncio é o grito da alma! Jacqueline Ferreira A Reflexão que quero postar neste dia, não vem de mim, mas diretamente do texto bíblico. Em Marcos 14, dos versículos 3 a 9, lemos a história de uma mulher que desafiando os padrões morais de sua época, ousou enfrentar a ignorância, o preconceito e as ofensas para cumprir o desejo que ardia em seu coração: expressar seu amor a Cristo. Esta mulher, cujo nome não se é revelado nesta passagem, mas que pouco importa, pois não buscava fama, teve eternizado seu ato de amor. Em silêncio entrou naquela sala, pois ali estava Jesus, e ignorando os que a afrontavam, ungiu ao mestre, ofertando-lhe seu melhor perfume, mas acima de tudo fazendo aquilo que podia fazer. Ah, mas suas ações não passaram despercebidas e tocaram o coração de Deus. O qual em sua defesa se manifestou. Será que podemos aprender algo diante de seus atos?  E estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de certo homem conhecido como Pedro, o leproso, ache...

Você acredita que JESUS é O Caminho, A verdade e A vida, mas acredita em REENCARNAÇÃO? Ops, você esta se enganando!

  Já ouvi e li de algumas pessoas que declaram reconhecer na pessoa de Cristo o próprio Deus, por meio do qual recebemos a Graça que nos conduz a salvação, mas estas mesmas pessoas também acreditam que existe a tal da reencarnação. Pois bem, vou começar aqui, de modo gradual, com alguns argumentos que mostram que a Palavra de Deus é contrária a essa crença e que essa crença na reencarnação se mostra como um laço, uma armadilha, que periga afastar a pessoa da salvação e condená-la a perdição. Reflita comigo: Segundo os espiritualistas na reencarnação a pessoa perde a identidade da vida anterior. É como se a vida passada simplesmente se desintegrasse no tempo pela necessidade de assumir novas personalidades. Quem a pessoa é, portanto, deixa de existir e acaba virando nada. Concorda que vendo desta forma não faz sentido? Que propósito teria a vida? Biblicamente temos um entendimento contrário, A todo momento lemos sobre a relação que Deus estabelece com seus servos. Uma re...