Pular para o conteúdo principal

ARREPENDIMENTO. O que é isso?

     

     Quem já não ouviu (ou disse!): “Eu não me arrependo de nada. Levanto a cabeça e vou seguindo em frente!” No facebook já vi isso postado inúmeras vezes. Sem querer ser exagerado, compreendo que algumas pessoas se expressam desta maneira, mas só querem dizer que não se deixam abater, que superam as lutas e problemas e seguem em frente. Isso eu entendo e respeito. Mas neste post eu quero falar da importância de, verdadeiramente, se arrepender para alcançar a salvação de sua alma.
     No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio JESUS. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos". (Atos 17:30-31)
      Se arrepender significa: 
1 -Ter mágoa ou pesar dos erros ou faltas cometidas. 
2 - Mudar de opinião / idéia / convicção. 
   A Bíblia nos ensina que o arrependimento verdadeiro vai gerar uma mudança de comportamento (Lucas 3:8-14; Atos 3:19). Em Atos 26:20, Paulo declara: “mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judeia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.”
      O arrepender-se dos pecados, o auto reconhecimento como pecador, é uma das condições imprescindíveis para se alcançar a salvação. A natureza pecaminosa do homem nos remete ao nosso passado, quando antes nos comportávamos inadequadamente e somente após um encontro real com Deus ocorreram essas mudanças de atitudes em nós.
Jesus nos diz: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.” (Lucas 5:32)
     O arrependimento é uma benção do Senhor sobre nós. “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?” (Romanos 2:4)
     A Bíblia nos ensina: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23 ) Disso ninguém pode fugir. Somos todos nós.
Então, talvez você se pergunte: o que devo fazer para ser salvo? Bem, assim diz a Bíblia: “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38)
 “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar.” (2 Coríntios 7:10)
     Assim disse Jesus: “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”( Lucas 15:7)

Encerro dizendo: “Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração.” (Atos 8:22)

Jesus vos abençoe!

Paz    
Ney Bellas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA

Há muito tempo, numa antiga dinastia, havia um valente e famoso rei. Este, tendo ouvido falar de uma poderosa arma, repleta de virtude e maestria, a desejou em seu coração.  Porém, como os rumores indicavam sua localização em regiões tenebrosas, repletas de perigos e desafios, decidiu convocar o mais simples de seus servos, aquele que seria facilmente descartável, para iniciar uma espécie de cruzada, cujo objetivo seria trazê-la para seu reinado. O pobre servo deixou os limites do reino, carregando consigo apenas uma simples espada cega, um pedaço de pão e um cantil d'água. Ele andou através de florestas, desertos, montanhas e mares. Encontrou inúmeras cidades, que nem estavam nos mapas de seu conhecimento. Conversou com pessoas de culturas totalmente diferentes da sua. Enfrentou desafios terríveis, como a fome, sede, frio, calor, desespero, doenças, angústias e frustrações. Se apaixonou e se decepcionou. Foi desafiado por salteadores, animais selvagens e outros cruzado...

A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA (LC 15:8-10)

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. A Dracma referida na parábola era uma moeda de prata que naquele período equivalia ao pagamento de  um dia de trabalho, assim como também era usada para enfeitar colares artesanais para noivas. O colar com 10 dracmas significava uma aliança, com o qual o noivo presenteava sua noiva selando  um compromisso de casamento. Assim, a noiva deveria cuidar bem do colar em demonstração de confiança e fidelidade. Perder dracmas do colar implicava em maus julgamentos por parte do noivo e até rompimento da relação. A parábola da Dracma Perdida (Lc 15,8-10) precisa ser lida à luz das outras duas:  a da Ovelha perdida (L...