A GRAÇA NÃO É DE MARIA


Vi no facebook algumas pessoas postando e repassando uma ilustração com os dizeres: ”RECEBA A GRAÇA DE NOSSA SENHORA E COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.”
Uma coisa que me incomoda PROFUNDAMENTE é o fato de que estas pessoas se dizem Cristãs, ou seja, creem que JESUS é Deus, NOSSO SENHOR e nosso SALVADOR. Muitas dizem ler a bíblia! Então, pergunto: Porque insistem em propagar tamanha bobagem?
Talvez, você ache que sou mais um fanático, doidivanas que não respeito a religião alheia, não é mesmo? Mas, por favor me dê algum crédito e aventure-se na leitura a seguir. Não falarei nenhuma heresia, ou ofenderei alguém, apenas trarei alguma luz sobre uma questão que tem confundido muita gente.

Você já se perguntou, ou soube o que significa GRAÇA?
Pois bem, Graça significa: Favor, benefício, mercê; perdão, indulto.
Na teologia entende-se como: Dom sobrenatural de Deus, favor imerecido, auxílio divino que conduz a salvação.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:14)
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2:8-10)
Me permita explicar: A graça DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO é que nos salva! Não há outra GRAÇA que importe aos homens.
Quando a Bíblia nos fala que (na versão católica): “Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.(Lucas 1:28) Refere-se a GRAÇA de Deus. Mostra que ela estará sendo agraciada, pois mesmo sendo pecadora, pessoa como todos nós, ainda sim seria a mais bem aventurada, ou em outras palavras a mais feliz dentre as mulheres.

QUER SABER UM POUCO MAIS SOBRE MARIA NA BÍBLIA?

A menção a ela aparece, sobretudo nos Evangelhos de Mateus e Lucas que falam da infância de Cristo.
Em Mateus, nos capítulos 1 e 2, Maria aparece na descrição da anunciação do nascimento de Cristo e no seu nascimento em Belém.
Em Lucas, a partir do capítulo 1:26, é descrito de forma detalhada a anunciação pelo anjo Gabriel enviado a Maria. Depois, a partir de 1:39, fala de Maria que vai ao encontro da prima Isabel, que também está grávida, de João Batista. No capítulo 2 Lucas conta o nascimento de Jesus. De 2:41-50 conta o fato que o menino Jesus, com 12 anos, se perde dos pais e finalmente é encontrado por eles no Templo, ensinando os doutores. Lucas conclui o seu "evangelho da infância" dizendo:
Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens (Lucas  2:51,52)
Durante o ministério de Jesus
Também durante a vida pública de Cristo, há algumas passagens onde é descrita a presença da sua mãe. 
Bodas de Caná: Maria intercede para que Jesus venha em auxílio dos noivos, que ficaram sem vinho. Jesus então realiza, segundo João, o primeiro milagre, transformando a água em vinho - João 2:1-12;
Marcos 3:31-35: a família, com sua mãe, vai ao encontro de Jesus. Jesus então se pergunta: "quem é minha mãe e meus irmãos?" E responde: "quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe." 
Na paixão - Diz João: "perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe... Em seguida a confia a João dizendo: "eis tua mãe!" (João 19:25-27).
Na igreja nascenteO livro dos Atos dos Apóstolos mostra como Maria fazia parte da primeira comunidade, depois da ressurreição:
Atos 1:12-14: junto com os apóstolos, após a ascensão de Cristo, se reuniram na "sala superior" algumas mulheres, "entre as quais Maria, a mãe de jesus".

Dita estas coisas que fique claro que a GRAÇA é de JESUS e de mais ninguém. Você, ou eu ou qualquer pessoa não pode dar aquilo que não nos pertence. Ok?

Agora quero falar do título: NOSSA SENHORA. Pois é, os mais tradicionais agora devem estar querendo me estrangular, não é mesmo? Mas, Maria NÃO É nossa senhora. É mãe de Jesus, sim! Merece respeito, com certeza absoluta! Contudo, não coube a ela liderar, conduzir ou mesmo pastorear a Igreja. Ela foi uma serva valorosa, abençoada, porém não se deve idolatrá-la, ou reverenciá-la, ou lhe atribuir características sobrenaturais. Primeiro porque não as tem, mas principalmente porque nunca almejou algo assim. Como mulher valorosa e serva fiel, tudo que fez e acreditava apontava para a pessoa de Cristo e NUNCA para si própria. Quando alguém refere-se a ela como NOSSA SENHORA, atribui a ela o título que é exclusivo de Deus.
“Eu sou o Senhor, esse é meu nome, a ninguém cederei minha glória, nem a ídolos minha honra. (Isaías 42:8)
E só para esclarecer, DEUS não tem mãe. JESUS, apesar de ter se manifestado aos homens, em cumprimento as profecias, e ter nascido da virgem, tem em Maria um canal, o meio pelo qual optou por expressar-se em carne e sangue. Maria exerceu o papel de mãe de Jesus. Contudo a natureza divina de Cristo, os atributos que o caracterizam como Deus, não o vinculam a uma mulher. Deus não tem principio, nem fim. É auto suficiente, autogerador. Todas as coisas são DEle, por Ele e para Ele.

Outra coisa, os mortos não intercedem por nós. A começar não nos ouvem ou veem de onde estão. Jesus deixa isto muito claro ao nos apresentar a parábola de Lázaro e o Rico (Lucas 16:19-31). Jesus intercede por nós, pois além de ser o próprio Deus, ele próprio conheceu a morte, ressuscitou e em corpo glorificado foi aos céus.  Ninguém mais possui tais atributos, mesmo Enoch e Elias que foram levados vivos ao céu. Pois não conheceram a morte! Maria, não ressuscitou, ou ascendeu aos céus. Isto não esta na bíblia, trata-se de uma lenda, uma tradição religiosa que confunde a muitos, há séculos. Maria, morreu e hoje tem seu lugar ao lado de Cristo, assim como todos os que nEle creem e arrependidos o confessaram como Salvador.

Antes de encerrar quero pedir perdão aos que se sentiram ofendidos ou incomodados com minhas palavras, não é minha intenção nem ofender, ou agredir ninguém. Mas a mensagem da Cruz não é sincretista, ou mesmo ecumênica ela é verdadeira e dolorosa, apesar de conduzir a alegria, a paz e ao gozo eterno. 

Somente a Verdade de Cristo pode nos libertar e a bíblia sagrada é a sua palavra.


“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:14)

Comentários

Postagens mais visitadas